2015/07/19

O MEDO, A FÉ E A ESPERANÇA I

Quando estamos alegres e muito felizes, quando estamos juntinhos namorando, ou absortos assistindo a um filme maravilhoso ou simplesmente contemplando uma linda rosa ou um deslumbrante por de sol, ou comemorando um gol de nosso time ou pulando, berrando e soltando foguetes pq ganhamos na loteria, ou simplesmente pq resolvemos um grande problema de nossas vidas, nesses exatos momentos de alegria e felicidade, ninguém se lembra que existe deus, religião, medo, morte, fé e esperança.

Mas quando estamos em pânico, aterrorizados e desesperados, quando  acabamos de saber que uma pessoa muito querida, o nosso pai ou mãe,  o nosso filho(a) ou nossa esposa(o), um(a) amigo(a) está com uma doença grave e incurável e pode morrer a qualquer momento, ou que vc perdeu tudo que tinha na bolsa ou num incêndio, houve um acidente, uma grande catástrofe e há a possibilidade que uma pessoa amada esteja no local, ou que vc está endividado e acabou de perder o emprego em que trabalhou nos últimos 20 anos, enfim, que aconteceu uma das infinitas possibilidades de infortúnios e catástrofes em nossa vida, algo terrivelmente ruim, totalmente fora do nosso controle e das nossas forças, aí então,  

Irrompe em nós o terror, o pânico e o desespero.

E uma fraqueza e um sentimento de incapacidade enorme toma conta de nós, e sentimos o quanto somos frágeis e vulneráveis, o quanto precisamos de algo ou alguém mais forte e mais poderoso do que nós. que possa nos salvar e em quem possamos acreditar, ter fé e esperança

Assim, medo, fé e esperança são os dois lados de uma mesma moeda.
Um não existe sem o outro...
Para que haja a necessidade de fé e esperança é preciso antes haver proporcional intensidade de medo, temor e desespero

É aí, nesse momento de aflição e desespero, nesse nosso momento de extrema angustia, depressão, fraqueza e fragilidade, que entram todas as religiões, oferecendo a cura e a salvação de todos os nossos males...

E é aí, como um naufrago que agarra qualquer coisa para se salvar,
que nos entregamos de corpo e alma, e nos tornamos submissos e dependentes
a pessoas, ideias, ideologias, dogmas e crenças atribuídas a deus,
mas que não passam de meras construções da mente humana acumuladas ao longo de séculos

É aí que abrimos mão e abandonamos de vez em nossas vidas
da fantástica experiência de clareza, iluminação e percepção direta,
sem intermediários, sem ego e sem pensamentos,
do que realmente é, do que realmente existe, do que realmente importa.

2015/07/08

SEJA UMA OVELHA DESGARRADA

Eu nunca gostei, nem mesmo quando criança, dessa história de pertencer a um rebanho e ser conduzido por um bom pastor.
Mas da ovelha desgarrada sim, eu gostei e gosto muito.
Ora, pertencer a um rebanho, fazer tudo exatamente igual ao que os outros fazem, seguir o chefe, a autoridade, o feitor, exige que a pessoa seja completamente lesada, conformada, indolente, inerte, sem criatividade, sem coragem, sem alegria e sem vida.
Ainda que tenha muito tempo que eu não leio o evangelho, mas pelo pouco que me lembro, acho que Jesus era ao mesmo tempo o bom pastor e uma grande ovelha desgarrada. Estava muito à frente do seu tempo, pregava coisas além e contrárias ao que acreditavam naquela época, era corajoso, solitário, gostava da vida, de festas, de boa comida, de vinho e de namorar... e seguia a si mesmo...


Então, façam como ele, siga a si próprio. Encontre dentro de si a luz que irá iluminar a sua própria vida...

2015/07/07

DEUS NÃO INTERFERE EM NOSSAS VIDAS 2


Sabe o que deus fez pra evitar todas as tragédias relacionadas a seguir ?

ABSOLUTAMENTE NADA !!! 

  • Em 1918, 20 milhões de pessoas morreram de gripe espanhola
  • Na primeira guerra mundial morreram mais de 9 milhões de civis e militares, a grande maioria civis.
  • Na segunda guerra mundial morreram mais de 50 milhões de civis e militares, a grande maioria civis. 
  • Seis milhões de judeus foram exterminados pelos nazistas 
  • Nessa mesma guerra, a cidade de Dresden na Alemanha foi, por acaso, massivamente bombardeada pelos Ingleses e 160.000 pessoas morreram numa única noite.
  • Ainda na segunda guerra, 242.000 morreram em Hiroshima e 135.000 em Nagasaki pela explosão atômica, sem contar inúmeras outras que contraíram e morreram de câncer ou ficaram severamente mutiladas.
  • 94.000 pessoas morreram no bombardeio americano a Tóquio  com bombas incendiárias 
  • 1 bilhão de pessoas no planeta não tem o que comer e 3 bilhões de outras vivem abaixo da linha de pobreza
  • Dona Helena Arns, admirável pessoa e fervorosíssima católica, fundadora da Pastoral da Igreja e que dedicou a sua vida a atender e curar milhares de crianças com câncer pelo Brasil afora, teve morte abrupta e violenta ao ser atingida por uma  viga de concreto que  caiu no desmoronamento de uma igreja no Haiti.        
  • 25 cristãos Egípcios  foram degolados em dezembro/2014 pelo Estado Islâmico. ("Estavam rezando" disse um representante da igreja. (Mas foi absolutamente inútil))
  • 252 jovens na faixa dos 20 anos que estavam numa boate no RGS, morreram asfixiadas         
  • Recentemente, 202 crianças da pré escola foram raptadas e ameaçadas de morte pelo grupo Boko Haram na África e nunca mais foram vistas
  • Nos últimos anos várias pessoas e muitas crianças foram mortas no Rio de Janeiro e outras cidades atingidas por balas perdidas
  • Inúmeras pessoas têm sido mortas por atiradores quase sempre jovens no usa e outros países
  • O avião da AirFrance que caiu na rota Rio-Paris, matando 220 pessoas, caiu  principalmente pq os dois pilotos "estavam dormindo" (Bastava acorda-los e nada teria acontecido)·         

E deus não interfere pq estamos aqui para crescer e resolver nossas questões e nossas vidas. Ninguém pode nos contar como é o viver ou viver por nós as nossas vidas. Temos de assumir o comando e aprender a buscar e criar soluções para todos os desafios e embates, e aceitar, sem resistência ou revolta, o que não está ao nosso alcance resolver ou alterar.  

Se alguém viesse nos 'salvar' resolvendo todos os nossos problemas, esse alguém estaria nos deseducando e nos tornando dependentes e preguiçosos. Se um estudante qualquer fosse 'salvo' por um bondoso professor, que quer lhe poupar todo o sacrifício e tempo a ser dedicado aos estudos,ao longo de toda a sua trajetória escolar lhe passando previamente todos os gabaritos de todas as provas, ele então, ao concluir a faculdade se encontraria num estado deplorável de ignorância, atrofia e retardo cerebral e, portanto, incapacitado de exercer qualquer profissão ou atividade.

Por isso deus não interfere. Por isso não existe salvador nem príncipe encantado. E Ninguém, absolutamente ninguém, virá nos Salvar...

Somente nós mesmos, abandonando o falso e o ilusório e percebendo, diretamente, o real e o verdadeiro, poderemos conhecer então o amor, a verdade e a paz e assim salvarmos a nós mesmos.
Não existem mestres, gurus, psiquiatras, ‘representantes de deus’, nem receitas ou livros sagrados capazes de resolver por nós todas as questões do viver, da vida e da morte.

Cada um de nós, sem intermediários, terá de  investigar, descobrir e aprender, orientado apenas pela realidade e a verdade, como construir uma vida plena de maturidade, sabedoria, alegria, amizade, amor e paz
Aí não precisaremos mais usar a lanterna alheia, pq


“Seremos então, a luz de nossa própria vida !”





INVENTANDO DEUS 1

Sempre que passo em frente a uma igreja existente próximo à minha casa ouço frases assim:
Sabe o que deus preparou para vc? 
Sabe o que deus espera de vc? 
Sabe o que deus quis dizer com isso?
Sabe o que deus fez? 
Sabe o que deus pensa? 
Sabe o que deus quer ???

É o cérebro humano, desvairado, delirante, prepotente, inventando deus...

Eles sabem tudo o que se passa na cabeça de deus... 
(Se é que deus é um humanoide, tem cabeça e olhos azuis...)

E não é exatamente isso que se chama “usar o santo nome de deus em vão”?

Mas como de mentes confusas, preconceituosas e problemáticas só podem nascer mais confusão e mais problemas - num pé de espinheiro só pode nascer espinhos - esse deus criado por nosso cérebro é apenas a caricatura grotesca de um ser irado, preconceituoso, implacável e egoísta.

Ora, querer entender e explicar ‘O desconhecido’, ‘O não manifesto’, ‘O imponderável’, é como se o meu notebook obsoleto de 2 gigas de memória quisesse baixar e entender todo o conteúdo dos super, hiper, mega gigantescos computadores da Nasa com seus milhões de gigas e de informações...
Ou como se uma gotinha d’água, tresloucada, maluca, dissesse:  Dentro de mim cabe toda a água de todos os oceanos desse planeta.

No cérebro humano não cabe a grandiosidade do universo muito menos a de deus...
É inútil querer perscrutar e entender segredos e mistérios do universo que os nossos cerebros não comportam e não acessam.

E por isso mesmo, toda tentativa de entender, esmiuçar e explicar deus não passa de

Escape, perda de tempo e total e completa fuga à Realidade.

Mas para que não percamos mais tempo tentando explicar o inexplicável,
Sabe o que deus diria a cada um de nós?


“VÁ CUIDAR DA TUA VIDA !!! ”

DEUS NÃO INTERFERE EM NOSSAS VIDAS 1

                                                                                                                               
                                          FOI DEUS QUE ME SALVOU                                                                                                     (de um desastre aéreo)                                                           

Lamentavelmente, minha querida Angélica, tenho de lhe dizer que Deus não interfere nas nossas vidas... Cada evento, cada situação em que nos deparamos é o resultado da conjunção de diversos fatores, circunstancias, probabilidades e Leis do Universo prévios, que convergem para um resultado único, imutável e inexorável.

Deus não muda as leis universais que ele próprio criou. Deus não resolve os nossos problemas pq a nossa missão aqui é exatamente a de aprender, crescer e nos tornarmos responsáveis por nossas atos, ações e omissões. Se ele ajudasse ficaríamos ‘viciados’ com essa ajuda e não faríamos mais nada. Nos tornaríamos pessoas dependentes e atrofiadas por não precisar de utilizar nosso cérebro em busca de soluções e de criatividade.

E pq ele ajudaria uns e esqueceria de todos os Bilhões de outros até mais necessitados? Os que estão perdidos no crime, nas drogas, na fome, na miséria, nas doenças graves? Os que são degolados, os mortos e mutilados de guerra, as inúmeras crianças que morrem de câncer e de balas perdidas, os que morrem de tsunamis, terremotos, incêndios, os que morrem nos ataques terroristas e todos os outros que morrem em milhares de outras tragédias e calamidades que ocorrem todo dia?

E pq ele não salvou tb os 220 passageiros que estavam no voo da AirFrance Rio-Paris, os 150 que estavam no voo do piloto suicida e os 5 que estavam num helicóptero em SP ? - só pra citar as tragédias mais recentes.

Entretanto, se não for assim como estou dizendo, se Deus realmente interfere e muda suas Leis para salvar alguns de "determinada religião, então gostaria de realizar um sonho antigo que tenho, que é o de saltar sem paraquedas e sem proteção alguma do alto da Torre Eiffel.

Mas Deus, não se esqueça,
no momento do salto, desligue por favor a ‘Lei da Gravidade” 
para que eu possa, leve e solto,

flutuar pelos céus de Paris...